terça-feira, 27 de maio de 2008

Review: Trueblood Dampers

O damper, para quem não conhece, nada mais é do que o amortecedor colocado no eixo entre-pás principais (feathering shaft) do helimodelo.


Sua principal utilidade é compensar a vibração natural gerada pelo vento nas pás principais.

Quando uma das lâminas está se movendo contra o vento, logicamente a outra está se movendo a favor do vento, ocorrendo um desequilíbrio. Isso porque a lâmina a favor do vento gera menos sustentação que a outra, já que a velocidade relativa do ar é menor.

Sem o damper para amortecer essa diferença o heli ficaria realmente MUITO instável. O gráfico abaixo ajudará a entender a questão:


Damper Rígido ou Mole?

Além de manter estável o vôo do helicóptero, os dampers também podem ser usados para ajustar as características de vôo do helimodelo.

Um damper mais rígido faz com que a fuselagem siga o rotor mais rápido, de modo que a resposta aos comandos do cíclico é mais rápida. Note que a rigidez do damper afeta apenas o início do movimento, mas não sua velocidade final. Ou seja, um damper mais duro diminui o tempo entre o movimento do stick pelo piloto e o respectivo movimento do helimodelo. Além disso, o damper mais duro deixa o heli mais protegido contra o boom strike, aquela tragédia que ocorre quando as pás se flexibilizam demais em uma manobra mais forte e acabam batendo no tudo de cauda.

Por outro lado, há numerosas razões pelas quais um piloto gostaria de um damper mais mole. As principais são porque o heli fica mais dócil, estável e fácil de voar.

Em síntense, um damper mais duro é recomendado para quem quer fazer manobras 3D e um mais mole para quem quiser fazer manobras F3C (de precisão).

Normalmente os dampers que acompanham os helis de fábrica são do tipo o-ring, de borracha, como o da foto abaixo:


Normalmente são de borracha, bastante moles e bastante frágeis.

Os dampers precisam de ser verificados com frequência para verificar desgaste e danos. Quem ficam gastos, ou são danificados, o heli começa a vibrar bastante, então é fácil de saber a hora de trocá-los.

Trueblood Dampers

Tendo tudo isso em vista troquei 2 (dois) dias atrás os o-rings da Align pelos dampers da marca Trueblood, famosos pela sua ridigez e durabilidade, comprados no site da Readyheli nos EUA por U$ 5,99.

Como vocês podem observar na foto acima, o conceito é completamente diferente dos dampers da Align. Ele é bastante largo, devendo ser utilizado apenas 1 par de cada vez, ao contrário dos tradicionais, que exigem 2 pares. Eles são bonitos além de tudo.

A instalação foi bastante simples, nada mais complicado do que trocar o feathering shaft.

Depois de remontar tudo e deixar o trava-rosca azul curar por 2 horas, fui fazer o primeiro vôo.

Wow!

Que diferença, já na decolagem deu para sentir o heli "dar um pulo" para o alto. Ficou BEM mais dificil de estabilizar em hover, especialmente em idle-up, pois PEQUENÍSSIMAS alterações de passo fazem o heli imediatamente subir ou descer.

Além disso, senti necessidade de aumentar o exponencial do aileron e elevator de 10% para 15%, o que deixou a resposta do cíclico do jeito que eu gosto.

Nas mudanças bruscas de passo é que realmente a diferença é gritante. Alternando rapidamente entre -11 e +11 graus de passo o heli respondia "quase" igual aos vídeos do Alan Szabo no youtube... hehehe :-)

A resposta em manobras como rainbow e tic-tac (realizadas mal e mal) impressionaram.

Conclusão

Dampers desempenham um papel realmente chave no helimodelismo. Ajustando a rigidez dos dampers você obtém um grande efeito sobre o modo como o heli se comporta em vôo! Assim, os iniciantes, adeptos de vôos de precisão, ou ainda de vôo escala, devem partir para dampers mais moles, enquanto o piloto 3D deve buscar um damper rígido.

Um comentário:

Unknown disse...

Exelente artigo, muito esclarecedor, parabéns Eduardo. Eng. João S Soares