segunda-feira, 12 de maio de 2008

PINHÃO DO MOTOR E HEADSPEED


A escolha do pinhão certo para o seu motor faz TODA a diferença no tempo de vôo e na agressividade do seu helimodelo.

Mas como escolher corretamente o tamanho do pinhão?

Primeiramente devemos ter em mente que, se quisermos aumentar o tempo de vôo, teremos que diminuir a headspeed (rotação das pás). Ao contrário, se quisermos aumentar a resposta e estabilidade do heli para manobras 3D, devemos aumentar a headspeed (o que infelizmente acaba diminuindo o tempo de vôo pelo maior gasto de energia).

Um heli da classe 450, como o trex e o belt-cp, para efetuar corretamente manobras 3D, deve ter a headspeed próxima de 3000 RPM, enquanto que um vôo normal sport é possível de ser realizado com cerca de 2600 RPM.

Para saber qual o tamanhão ideal do pinhão basta seguir a seguinte fórmula:

Hs = [(Kv x U) / Tmg] x Tpm x E

ou

Tpm = Hs / [(Kv x U) / Tmg] x E

onde:

Hs = headspeed
Kv = potência do motor (no trex v2 é 3700kv)
U = voltagem da bateria (em regra 11.1v)
Tmg = número de dentes da main gear (no trex é 150T)
Tpm = número de dentes do pinhão motor
E = eficiência (a eficiência depende de do ajuste da correia, da tensão entre o pinhão e a main gear, da lubrificação do heli, etc. Pode considerar sempre em 0,95)

Assim, se quisermos um headspeed de 3300 RPM no Trex V2 (lembrando que para RPM acima de 3000 deve ser usada pá de carbono), teremos:

Tmp = 3300 / [(3700 x 11.1) / 150 ] x 0.95

Tmp = aproximadamente 13

Assim, o pinhão deve ter 13 dentes.

Bons vôos!

Nenhum comentário: