terça-feira, 6 de maio de 2008
Tubo de Cauda: Carbono x Alumíno
Após realizar uma pesquisa de mercado na internet, verifiquei que um tudo de carbono para a cauda (upgrade) para os helis da classe 450 custa em média 40% mais caro que um tubo de cauda de alumínio comum. Vale a pena?
A resposta é: depende.
Depende do que?
Depende se você é um piloto iniciante ao avançado.
Ao contrário do que o senso comum pode indicar, recomendo o tubo de cauda de carbono se você for um iniciante e o tubo de alumínio se for um piloto avançado.
Por que?
O tubo de carbono, mais caro, costuma resistir às quedas mais leves, daquelas que o iniciante sofre fazendo um hover em modo normal (com pouco head speed) com pás de maderia. Arrisco chutar que o tubo de carbono resiste a umas 4 quedas leves...
Já o tubo de alumínio estraga quase sempre, seja a queda leve ou forte.
Um piloto avançado, que arrisca manobras 3D, invariavelmente voa com headspeed alta, acima de 3000 RPM, com aceleração perto de 100%, de modo que o tubo de cauda SEMPRE estraga, em qualquer queda, seja leve ou dura!
Entendeu a lógica?
Em termos de desempenho, pouco importa se o tubo de cauda é de carnobo ou de alumínio, mas na queda importa e muito!
Assim, se suas quedas são comuns, mas leves (iniciante), economicamente vale a pena o tubo de carbono, mas se você for um piloto que arrisca muito (com quedas feias), vale mais a pena o tubo de alumínio (mais barato, fácil de trocar).
Bons vôos!!!!!!!!
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