sexta-feira, 9 de maio de 2008

Review: Pás de Carbono RADIX 325mm


Pessoal,

Chegaram ontem de tarde as pás RADIX Carbon Fiber Blades 325mm Curtis Youngblood que eu encomendei na Big Field (www.bfhobby.com.br), e já fui testá-las hoje cedinho.

As pás tem as seguintes características:

Comprimento: 325mm
Largura: 32mm
Grossura na base: 4.5mm
Buraco: 3mm
Preço no Brasil: R$ 170.

Tirei elas da caixa e a primeira coisa que notei foi o peso, elas são realmente muito leves e bonitas.

Marquei o CG e fui fazer a balanceamento. Não estavam perfeitas, mas com certeza são as pás mais balanceadas que já comprei, precisei colocar muita pouca fita adesiva para balancear. Foto em detalhe da quantidade de fita necessária para balancear:

O encaixe no pega-pás do TREX 450 V2 foi perfeito, não precisou de nenhum ajuste (acompanham as pás na caixa duas almofadinhas de foam, para colocar no pega-pá se ficarem frouxas).

Certo, vamos para o teste de vôo.

Cheguei no campo e fui olhar o tracking. Precisei dar uma voltinha no ball-link do passo e pronto, tracking perfeito em qualquer potência do motor. Isso é realmente algo que me encomoda nas pás de madeira... você ajusta o tracking em 50% do motor e quando dá 100% sai do alinhamento, e vice-versa. Nas pás de carbono isso não acontece.

Fiz um hover básico e alguns 8´s de início e deu para notar que as pás são extremamente silenciosas e com boa visibilidade.

Passei para o idle-up (100% flat) para sentir o headspeed (estimado em 3300 RPM -> motor 430xl com 13T, bateria EVO25C e tudo muito bem lubrificado).

Realmente a diferença dessas pás para as Align 325mm de madeira que eu estava usando é gritante.

O Heli estava realmente estável, com respostas muito rápidas e precisas nas manobras 3D que realizei (ficou fácil fazer um tic-tac alinhado).

São pás que realmente podem ser levadas ao limite sem qualquer receio (passo do coletivo em -12/+12 e passo do cíclico em +8/-8).

Todavia, não posso deixar de analisar a questão custo/benefício dessas pás.

No Brasil, as pás de madeira ALIGN PRO custam em torno de R$ 55,00, as pás de carbono da ALIGN 3K (que eu sempre usei) custam cerca de R$ 130,00 e as RADIX R$ 170,00.

Note-se que é uma GRANDE diferença de qualidade entre as pás de madeira e de carbono, que com certeza justifica a diferença de preço. Assim, se você chegou no nível 3D (um pouco mais que loopings e flips), com certeza o carbono é o caminho.

Mas acho que se o seu nível for igual ao meu (3D médio, boa altitude), não compensa pagar R$ 40,00 a mais pelas RADIX em relação a ALIGN 3K.

As pás de carbono da ALIGN 3K também são boas (mais barulhentas e menos sensíveis) e mais do que suficientes para o meu nível de manobras 3D.

Claro que quem domina o hard 3D deve ir de RADIX, pois com certeza há ganho de qualidade.

Só espero não derrubar o heli e quebrar as minhas RADIX nos próximos 6 meses. Não antes de acabar o parcelamento em 6x.

:-)

Bons Vôos!

Por fim, uma foto do meu heli "vestindo" as RADIX:

PS. Não achei ninguém disposto a ir filmar o vôo (talvez porque fosse 7h30 da manhã).

Nenhum comentário: