quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Importância das Ferramentas Certas

Não é segredo para niguém quem o custo de comprar um helimodelo no Brasil é elevado. Assim, é natural que quem acabou de gastar bastante na compra de um rádio e de um helicoptero torça o nariz na hora de comprar ferramentas, que infelizmente também são caras.

Todavia, isso é um fato: quem comprar um helimodelo tem que levar em consideração o preço das ferramentas específicas necessárias, além daquelas comuns que todo mundo tem (ou deveria ter) em caso, como alicates de bico fino, chaves de fenda e philips, ferro de solda, etc.

Mas quais são as ferramentas fundamentais?

a) Kit de chaves allen de qualidade



Não existe nada mais frustante que um parafuso com a cabeça espanada. 99% das vezes que um parafuso allen é espanado a culpa é da chave de baixa qualidade, seja porque é feita de um metal muito mole, seja porque suas medidas não são exatas. Se não tiver dinheiro para comprar as chaves de todos os tamanhos, compre apenas uma de 1.5mm, que servirá na grande parte das vezes nos helis da classe 450. Depois que comprei um kit de qualidade, nunca mais tive problemas com parafusos.

b) Trava-rosca azul


O trava-rosca para quem não conhece é uma espécie de cola CA (super-bounder), mas com tempo de curagem mais longo, cerca de 2 horas. Existe trava-rosca azul (para vibração), vermelho (para altas temperaturas) e verde (para alto torque). Nos helimodelos é essencial a aplicação de trava-rosca em absolutamente todos os parafusos rosqueados em metal, pois com a vibração natural do heli acaba afrouxando o aperto, causando severos acidentes.

c) Alicate para ball links (pliers)


Esse alicate peculiar possui diversas funções, todas relacionadas ao manejo e instalação dos ball links. Praticamente todos os helis do mercado possuem suas linkagens no estilo ball link, e quem já tentou prendê-los ou soltá-los usando os dedos ou alicates normais descobriu que é bem difícil, sem contar que muitas vezes acaba inclusive estragando o link. Pode não parecer para o iniciante, mas essa é uma das ferramentas mais úteis para um helimodelista.

d) Pitch Gauge


A função do pitch gauge e modo de operação já foram explicados em outro post do Blog, elaborado pelo colega Fábio Jerena. Não é radicalismo, é pura verdade: não consigo imaginar um helimodelista sem um pitch gauge, tamanha a importância do mesmo para a regulagem do modelo. Conseguir um bom funcionamento do heli sem o pitch gauge é praticamente impossível. Se não tiver dinheiro para comprar um, ou pegue emprestado ou não compre ainda seu helimodelo.

e) Lubrificante


O helimodelo possui uma grande quantidade de peças móveis que estão sofrendo constantemente com o atrito. Assim, é muito importante uma boa lubrificação. Conservando com colegas e lendo nos fóruns estrangeiros, encontrei adeptos de todo o tipo de lubrificantes, mas por experiencia própria recomendo os lubrificantes 100% silicone. Os óleos convencionais com o tempo vão interagindo com a poeira e ficam grudentos. Passe o lubrificante de silicone em todos os eixos, pinhão, main gear, correia (aumenta e muito a sua vida útil e diminui a eletricidade estática). Outra dica legal: no eixo da cauda (pitch slider) convém utilizar como lubrificante pó de grafite, dizem que melhora a resposta da cauda.

f) Balanceador de hélices


Existem muitos tipos e marcas de balanceadores de hélices no mercado, e você definitivamente precisará de um deles. Hélices desbalanceadas, ou seja, com pesos diferentes cada uma, geram uma tremenda vibração no heli, afrouxando parafusos, atrapalhando a estabilidade e dificultando o trabalho do giro (wag na cauda). Já há um post extenso no BLOG sobre como efetuar o balanceamento das hélices.

g) Swash leveler


Por último quero falar dessa ferramenta que, apesar de não ser tão fundamental assim, é extremamente útil. Ela serve para garantir o perfeito ajuste da swash plate, garantindo que não haverá tendências nem interferências de swash no seu heli. Vou postar futuramente no BLOG um tutorial sobre como ajustar perfeitamente a swash plate, e explicarei melhor como usar essa ferramenta.

Bons vôos!

2 comentários:

yorkmaster disse...

a respeito da intrudução sobre o alto custo dos helis, é necessario dizer que uma ferramenta imprensidivel é a internet.Sites de compras da china, principalmente o www.helikraft.com, estam cada vez mais seguros. Neste site você podem adiquirir um conjunto de chaves além, TOPRO, de exelente qualidade que custa cerca de 40 reais ja no brasil, com taxas de envio. Lembre-se comprar na china mesmo com taxação de 60% ainda fica mais barato, tanto para iniciantes quanto para profissionais, do que no nas lojas brasileiras.

Eduardo Lang disse...

Sem dúvida! Alias, tem um post no BLOG sobre como efetuar compras de mercadorias no exterior!