terça-feira, 29 de abril de 2008

UMA NOVA ABORDAGEM: OUTRAGE G5

Sem dúvida nenhuma, hoje, o padrão dominante de alimentação (tensão) nos helimodelos da classe 450 é 11.1v, forncecidos por uma bateria Lipo 3S (cada uma das 3 células fornece 3.7v).

Os motores possuem em torno de 3500kv, resultando em cerca de 40 mil RPM.

Nessa configuração, para realizar manobras 3D as pás principais devem atingir, no mínimo, 3 mil RPM. Vale lembrar que a main gear (em regra com 150 dentes) atua como uma redução, transformando as 40 mil RPM do motor em 3 mil RPM das pás principais.

Acontece que agora surgiu uma novidade no mercado, que pode alterar esse cenário.

Ao invés de utilizar bateriais 3S com mais de 2000 mah, utiliza uma bateria 6S com pouco mais de 1000 mah.

Ou seja, a voltagem é dobrada para 22.2v e mantida a mesma resistência.

Para quem lembra de física, u = r.i (tensão é igual a resistência vezes a corrente). Como são grandezas inversamente proporcionais, quando você dobra a tensão, a corrente necessária cai pela metade.

Certo, e qual é a vantagem de usar a bateria 6S em vez de uma 3S?

A vantagem surge porque o motor movido por uma tensão mais alta propiciará mais TORQUE, permitindo que as manobras 3D sejam feitas com uma RPM muito menor, cerca de 2400 RPM são suficientes!

Em suma, com uma RPM menor, tempo de vôo maior.

A máquina em questão é o Outrage G5:



Como o motor tem mais TORQUE, é possível usar uma configuração de passo de +15/-15 graus, o que seria impensável nos helis atuais.

Para entender o que eu estou falando, vou colocar um vídeo aqui do heli, muito legal:



Mais informações nos seguintes links:

HELIDIRECT - Loja especializada
OUTRAGE - Site do fabricante

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