quarta-feira, 23 de abril de 2008

SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS MAIS COMUNS NOS HELIS - CAUDA

Continuando a série, vamos tratar dos problemas com a cauda do helimodelo. Normalmente os problemas que afetam o heli com giro trava-cauda são os seguintes:

1) a cauda gira descontroladamente para um lado;
R. Provamente o giro está invertido. Todos os giros que eu conheço tem uma chavinha reverse, que deve ser mudada conforme a direção que o giro foi instalado no heli. Como regra geral, se as palavras escritas no giro estiverem no sentido canopi-cauda, o giro deve ficar no modo normal, caso contrário, no modo reverse.

2) a cauda gira para o lado errado quando se aperta o stick no rádio.
R. Isso sempre confunde os iniciantes. Quando comecei, também achava que se desse stick para o lado direito a cauda deveria ir para a lado direito. Na verdade, é o contrário do senso comum. Dando leme para direita no rádio a cauda deve ir para esquerda, e por consequencia o canopi para a direita. Se estiver ao contrário, basta inverter o canal rudder no rádio.

2) a cauda dá uma sacudidas fortes de vez em quando;
R. O heli está lá parado e repentinamente dá uma sacodida. Provavelmente o ESC está muito perto do giro, ocasionando interferência elétrica. Lembrem-se, o giro deve ficar a pelo menos 10 cm de distância do giro. Outro problema comum é instalar a correia da cauda de forma enrrolada dentro do tubo de cauda. Ela não pode ficar enrrolada!

3) a cauda fica com uma tremedeira (wag);
R. Literamente dezenas de problemas podem ocasionar a vibração da cauda... as mais comuns são: correia muito frouxa ou apertada, falta de um dente na correia ou na main gear, eixo da cauda pouco lubrificado, folga no pitch slider, tail blade grip com loctite, eixo da cauda torto, giro frouxo e sofrendo com a vibração, servo da cauda torto em relação ao boom, ou frouxo, giro com excesso de ganho, servo de cauda muito lento (acima de 20ms), governador do ESC Align ligado, servo de cauda com engrenagem quebrada (muito comum após quedas), pás do rotor desbalanceadas, ufa!

4) a cauda desliza de forma constante para um lado em hover;
R. Se você possui um giro trava-cauda não deve usar a trimagem do leme para manter a cauda parada. Se o heli está perdendo a cauda para um dos lados deve-se ajustar a posição do servo de cauda no boom, colocando-o mais para frente ou para trás, até resolver o problema. Verifique também no rádio se o subtrim do canal rudder estão em 0 (zero) e se o revo mix está desligado.

5) a cauda desliza para um lado quando aumenta ou diminui a acelaração.
R. Sintoma típido de pouco ganho no giro. Aumente o ganho.

Um comentário:

Aída Továr disse...

Tenho um gyro Titan 720 que não para de vibrar o servo. Mesmo quando não esta acionado! O estique esta em zero, mas ele continua como se estivesse sendo comandado seja vibrando o tempo todo . Este gyro é novo. Eu já testei o antigo . Um HK 401B e esta tudo ok usei ele no radio Turnigy 9X e no radio FM Esky tudo ok com o gyro antigo só o gyro Titan que fica vibrando em qualquer um dos radios Desde já fico grato por qual quer ajuda .