quinta-feira, 17 de abril de 2008

SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS MAIS COMUNS NOS HELIS - VIBRAÇÃO

Uma vez um colega me disse que no helimodelismo a gente tem 50 minutos de aporrinhação para cada 10 minutos de prazer. Exageros à parte, tem um pouco de verdade nisso.

Pensando nisso, resolvi fazer uma série de posts sobre como resolver os problemas mais comuns dos helicópteros elétricos, começando pelos problemas de vibração. Posteriormente vou publicar alguns posts sobre problemas com o controle da cauda, com o throttle/ESC/BEC, CCPM (Swash), interferências, tendências/CG e duração do vôo.

1) Problemas com vibração:

A vibração normalmente é causada pelo rotor principal e/ou pelo rotor de cauda. É fácil identificar a origem do problema, se for o rotor principal o culpado o trem de pouso estará vibrando e o estabilizador vertical ficará indo de um lado para o outro. Se for o rotor transeiro vibrando, o tubo de cauda vibrará para cima e para baixo.

A vibração do rotor principal pode ser causada, e solucionada, por:

1.1 Falta de um dente na main gear ou na correia de cauda;
R. Nesse caso se for verificado a ausência de um dente na main gear ou na correia de cauda numa inspeção cuidadosa é necessário fazer a troca imediata da peça.

1.2 Correia de cauda muito frouxa ou apertada;
R. A questão da tensão da correia é algo que sempre incomoda alguns helimodelistas. Apesar de alguns profissionais recomendarem a correia mais apertada, a verdade é que isso diminui a vida útil delas. O melhor método, na minha opinião, é manter a correia frouxa, com aperto suficiente apenas para impedir que pule dentes quando você girar a main gear com uma mão e segurar o rotor traseiro com a outra. Outros dois métodos são girar a correia lateralmente com o dedo e ela não pode ultrapassar 90 graus de inclinação em relação ao plano original e apertar a correia levemente com o dedo em direção à outra parte da correia e ela não pode ultrapassar 3/4 da distância (método do manual da ALIGN).

1.3 Tracking das pás principais;
R. Tenho a impressão que a maior parte das vibrações são causadas por pás fora de tracking. Aqui não tem muito segredo, é só colar tirinhas de adesivos coloridas nas duas pás e verificar qual está girando em um plano superior à outra. Depois é só diminuir o passo da pá que está mais acima, dando meia volta ou mais no ball link relativo ao passo.

1.4 Pás principais apertadas demais ou muito frouxas;
R. O ponto correto de aperto das pás principais é o seguinte: tem que ser bem fácil de mexer com a mão, mas quando você vira o heli de lado ela não pode mexer sozinha, tem que ganhar da gravidade. Quanto mais perto do "quase caindo" melhor.

1.5 Pás principais desbalanceadas e com o CG fora de lugar.
R. Já tem um post no BLOG explicando detalhadamente como ajustar o CG e o balanceamento das pás.

1.6 Feathering shaft (eixo entre as pás principais), main shaft ou flybar tortos;
R. Essa é a parte MUITO chata do helimodelismo... desmontar tudo depois da lenha e verificar se os eixos não estão tortos. Existem duas boas maneiras de verificar se um eixo está torto (no olhometro não vale!): colocar o eixo suspeito na furadeira no lugar da broca e girar devagar, se estiver torto dá para ver e também dá para sentir a vibração da furadeira; achar uma mesa com tampo de vidro e colocar o eixo em cima, girando lentamente. Com os olhos perto do vidro é possível identificar claramente se está torto.

1.7 Paddles fora de alinhamento;
R. Eu acho que alinhar os paddles no olhometro não fica ruim, especialmente nos helis pequenos, até 450. Um método mais preciso utiliza uma caixa de sapato. Encoste o paddle na lateral caixa de sapato e faça um rasgo do tamanho exato do paddle, até ele entrar. Agora gire o heli e tente encaixar o outro paddle, ele tem que entrar no buraquinho da caixa de sapato exatamente no mesmo ângulo.

1.8 Rolamentos do main shaft desgastados;
R. Para testar os rolamentos tem que desmontar o main shaft. Pegue o main shaft e coloque um rolamento por vez à sua volta e gire com a mão. Tem que girar muito suavemente... senão está na hora de trocar.

A vibração do rotor traseiro pode ser causada, e solucionada, por:

1.1 Pás do rotor traseiro, danificadas, desbalaceadas ou fora de CG.
R. O mesmo método de balanceamento das pás principais podem e devem ser usadas nas pás do rotor traseiro.

1.2 Pás do rotor traseiro muito frouxas ou apertadas
R. Mesma coisa das pás principais, nem frouxas nem apertadas.

Basicamente é isso pessoal. Em pouco tempo vou publicar a continuação dessa série.

Fontes:

http://www.helifreak.com
http://www.swashplate.co.uk/ehbg-v17/ehbg_index.html
http://www.e-voo.com

2 comentários:

Unknown disse...

Aguardo a continuação do artigo, muito bacana !

Unknown disse...

Massa camarada ajudou e muito valeu mesmo.