sexta-feira, 25 de abril de 2008

SERÃO AS BATERIAS LIFE A123 O FUTURO NOS HELIS 450?

Quebrando um pouco a série sobre resolução de problemas no helimodelos, resolvi publicar um post sobre o uso das baterias Life A123 nos helis da classe 450, suas vantagens e desvantagens. Como todo mundo já deve saber atualmente, as baterias Life A123 possuem algumas vantagens em relação às Lipos, principalmente no tocante à segurança, tempo de vida e velocidade de carga (em até 15 minutos!), mas perdem no quesito peso.

O maior problema no tocante aos helis da classe 450 é o seguinte: Uma bateria de Lipo 3S tem voltagem de 11.1v, enquanto uma Life tem voltagem de 9.9v (deixaria o motor stock fraco). Assim, muita gente cogitou utilizar baterias Life 4S (quatro células), mas realmente fica MUITO pesado, com mais de 300 gramas (vale lembrar um uma boa Lipo 2200 mah 25C tem pouco mais de 200 gramas).

Agora os gringos estão testando uma abordagem diferente que pode dar certo!

É o seguinte. Os motor elétricos possuem sua potência medida em Kv, que nada mais é do que RPM por Volt. Assim, como o motor XL da Align possui 3700Kv, quando você o alimenta com 11.1V (Lipo) obtém aproximadamente 41 mil rotações por minuto (RPM).

Por isso simplesmente usar Life com 9.9v não dá certo, pois o motor giraria com apenas 36 mil RPM.

Então, se não podemos aumentar a tensão das baterias Life A123 por causa do peso, devemos aumentar os Kv do motor!

Tenho certeza que a indústria caminhará nesse sentido.

Para quem quer a tecnologia para agora, fica a sugestão: motor Scorpion HK-2221-6 (4400 Kv), por U$ 54 nos EUA (já expliquei como importar).


Como esse motor possui 4400 Kv, se vc fornecer 9.9v com a bateria Life 3S, obterá 43 mil RPM! Perfeito para um pinhão de 13T. Bingo!

Claro que você teria um custo para pagar em relação ao tempo de vôo, mas nada de mais.

Segundo relatos dos gringos, um TREX 450 SE Rex SE (v1.5) movido por Life A123 3S 2300 mah, com o seguinte setup:

Scorpion HK2221-6
13 tooth pinion
ESC 35 A
3x HS65MG
LogicTech 2100 / S9650
Spectrum AR6100
Align CF blades

Obtém até 6:30 minutos de vôo no estilo 3D leve. Perfeito!

Lembrando que você pode carregar uma Life em 15 minutos!!! Imagina isso no clube, carrega, voa, carrega, voa, etc...

Outra excelente notícia que já estão surgindo no mercado baterias Life A123 montadas e carregadores próprios, facilitando muito a vida dos helimodelistas. Até pouco tempo atrás tinha que montar o próprio pack, soldar, etc, o que era muito dificil.

Os preços estão caindo rapidamente também. Vou dar uma sugestão, que encontrei procurando no EBAY:


Essa bateria está custando U$ 49,90, e o carregador U$ 68,80. Se for comprar os dois juntos custa a bagatela de U$ 109!!!! Pode até parecer caro a princípio, mas lembrem-se: você precisa comprar apenas uma bateria, ao contrário das Lipos, que normalmente compramos muitas. Coloque na ponta do lápis quanto custou aquele seu carregador, mais o balanceador, mais suas 3 ou 4 lipos... Sem falar que volta e meio a Lipo estufa, ou estraga do nada... dificilmente uma bateria Lipo ultrapassa 200 ciclos, enquanto uma Life chega aos 500!

Bons vôos!

Links para consulta e compra, conforme informações do POST:

POST no HELIFREAK
COMPRAR A BATERIA NO EBAY
COMPRAR O MOTOR NA READYHELI

Por fim, as características da Bateria Life A123 e do carregador:

Specs Life A123

* Type:Lithium Ion
* Capacity:2300 mAh
* Voltage:9.9V
* Connector Type:Deans Ultra (WSD1300)
* Weight:230g
* Maximum Continuous Discharge :30C
* Maximum Burst Discharge :60C
* Maximum Continuous Current :69A (138A Pulse)

Charger Key Features

* Accepts 12V input power
* Charge connector (Deans Ultra)
* One charge balancing connector (Only on Hypersonic Batteries)
* LED indicates state-of-charge
* Fast charge capable 15 minutes

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia.

Tenho as seguintes dúvidas?
- Qual o tempo de Voo Hoverando com um TREX 500, Bateria 6S, 22v, 2.500?
- É possível utilizar uma bateria do TREX 600, com 5.000?
- Quanto tempo eu posso voar com este heli, trocando baterias sem ocasionar problemas ao componentes (ESC, MOTOR, SERVOS, ...)

Eduardo Lang disse...

Vamos lá, por partes:

1) 5/6 min
2) Não, fica muito pesado..
3) Quanto tempo quiser, mas é bom esperar uns 5 minutos entre cada vôo!

Unknown disse...

Gostaria de saber se alguem já fez essa mudança no t-rex 450 para usar a bateria a123? Essa bateria pode ser carregada em 15 minutos? o carregado triton jr consegue carregar essa bateria?Essa bateria vende aqui no brasil? obrigado.