segunda-feira, 14 de abril de 2008

MELHORANDO O TREX SE V2

É praticamente um consenso que o TREX SE V2 é o melhor kit da classe 450 que pode ser comprado hoje em dia.

Mas fica a pergunta: é possível melhorá-lo ainda mais?

Sem dúvida que sim!

Bom, para responder essa pergunta, primeiro temos que encontrar seus pontos fracos para fazer as devidas modificações.

1) IDLER PULLEY

A idler pulley é uma roldana que tem na caixa da cauda que fica em contato com a correia, pressionando-a para baixo. A idéia da ALIGN foi boa, garantir que a correia permanecesse tensionada, longe do tubo de cauda e presa na engrenagem. Ocorre que na prática acontece o oposto! Essa roldana não estará perfeitamente alinhada e com o tempo acaba empurrando a correia para fora da engrenagem da cauda, dando um problemão.

A solução é simples, basta retirar a peça da cauda!

Podem ficar tranqüilos que não tem nenhum problema em fazer isso, ao contrário, o heli fica bem melhor.

Segue um vídeo que passo a passo ensina a retirar a idler pulley:



2) DAMPERS

Os dampers são aqueles pequenos anéis de borracha que ficam dentro da cabeça do rotor e em volta do feathering shaft, funcionando como amortecedores. Ocorre que a borracha em questão e sofre um desgaste acelerado (poucos vôos) e deve ser trocada.

A sugestão é a compra da seguinte peça no site da readyheli :

TREX 450 V2 Head Dampener Upgrade - Red Dampers by Trueblood

3) Tubo de Cauda

É muito comum ouvir reclamações que o V2 possui a cauda muito pesada, sendo quase impossível de ajustar o centro de gravidade. Uma dica é substituir o tubo de cauda de alumínio por um fibra de carbono 347mm, mais leve. Resolve o problema.

4) Correia

Infelizmente é comum a correia original da ALIGN quebrar com muita facilidade, fazendo com que o heli venha ao chão... Umas das melhoras correias do mercado é essa:

Mavrikk Drive Belt 397T (High Strength)

Essas são as modificações que eu considero essenciais para garantir a segurança do vôo, não são verdadeiros upgrades para deixar o heli mais agressivo.

No futuro vou fazer um post sobre como transformar o V2 numa máquina mortífera 3D!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meu nome é Fábio e tenho um T-rex 450 se. Gostaria de saber como adquirir correias mavrikk ou similares aqui no Brasil, visto que minhas correias arrebentam muito rapido. Tirar o esticador melhora a vida util da correia da align? Obrigado